segunda-feira, 16 de abril de 2012

"As viagens de Gulliver", de Jonathan Swift

 Oi, galera da 182 e 183!! Estão curtindo as viagens de Gulliver? Sei que durante a leitura muitos de vocês estranharam algumas palavrinhas, como "Liliput", "Lapúcia", "Huyhnhnm", "yahus" e muitas outras. Que tal pesquisarmos sobre elas na internet?! Será que encontraremos algum significado fora do texto? Para aprofundar a pesquisa, sugiro que busquem alguma referência, na realidade, de nomes de alguns dos personagens e de alguns lugares citados na história. Depois de singrarem por esses mares de pesquisa, postem o que encontraram aqui, no nosso blog!  Abraços!

31 comentários:

  1. oieh gente.... meu nome é inae sou da turma 183
    eu pesquisei a palavra: blefuscu
    no site:pt.wikipedia.org/wiki/blefucu
    resultado da pesquisa
    é uma ilha fictícia do romance as viagens de gulliver.no livro, jonathan swift (autor), relata que a ilha vizinha a liliput que os abitantes também são de 6 polegadas (15 centimentros). o livro também relata que as duas ilhas são inimigas.
    blefuscu e liliput são sátiras, respectivamente, da frança e inglaterra no começo do século xviii.
    enquanto o povo de liliput agiu de formas traisçoeiras conta gulliver, o povo de blefuscu foi honestoe direito, nos trando a má vontade de swift em relação a seus conterrânios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi inaê , e ai como tá?
      que legal que tu conseguiu achar os significados das palavras , já eu não consegui , HAHAHA

      Excluir
  2. olá galera , meu nome é Caroline e sou da turma 182
    Tive que pesquisar a palavra : Belfaborac
    mas infelizmente não encontrei nada .
    Então o que eu consegui está escrito no livro que seria isto : " Dado No nosso paço , em BELFABORAC , aos doze dias da nonagésima primeira lua do nosso empério "
    era isso pessoal , até outro dia , beijos para todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oieh carol... só queria te avisar que você é da turma 183...hahaha te adoro nega

      Excluir
  3. olá galera, meu nome é Leandra e sou da turma 183
    pesquisei a palavra:snipall
    eu encontrei isso aqui:snipal é semilar ao titulo de nobreza, é apenso ao seu nome, mas nao passa aos desendentes.
    retirei do site: www.unileh.br/revistas/ehum.
    era isso pessoal, beijos para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandra!
      Parabéns por ter indicado a fonte de sua pesquisa! Isso é muito importante.
      Beijos!
      Sora Deisi

      Excluir
  4. oi galera o meu nome é Keise e sou da turma 183 e pesquisei a palavra:Liliput e eu encontre que liliput é uma ilha fictía do romance "As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift[1] Swift apresentou-a como Blesfusco algures no oceano indico.O livro também relata que as duas ilhas são inimigas.
    era só isso beijos até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. oii gente... e a sarah da turma 183 e a palavra que me chamou mais a atenção do livro!as viagens de gulliver" foi "quinbus frestin" pesquisei sobre ela e nao encontrei nada que ela significase.

    ResponderExcluir
  6. oieh...meu nome é Daniela e sou da turma 183
    eu pesquisei a palavra:keldersal
    mas infelizmente não achei nada.
    bom é isso .tchau bjão.

    ResponderExcluir
  7. oi gente meu nome é vitoria sou da turma 183!
    vocês acreditam que "golbasto momarem culamé gusrdilo shefim mully ully gue" é o noem do imperador de lilliput.
    pois é eu pesquisei e decobri isso legal né primeiro achei que fosse uma frase.
    obrigado pela atenção beijos vitoria

    ResponderExcluir
  8. ai pessoal eu soua juliana da turma 183 e eu pesquisei a palavra "glimigrim".Por falta de sorte não encontrei NADA! mas no livro sis que era vinho branco deliciosíssimo. então deixa assim néhh... até mais bjokas da juhh

    ResponderExcluir
  9. olá galera , estou postando outro , pois coloqei a turma errada , meu nome é Caroline e sou da turma 183
    Tive que pesquisar a palavra : Belfaborac
    mas infelizmente não encontrei nada .
    Então o que eu consegui está escrito no livro que seria isto : " Dado No nosso paço , em BELFABORAC , aos doze dias da nonagésima primeira lua do nosso empério "
    era isso pessoal , até outro dia , beijos para todos !

    ResponderExcluir
  10. ola pessoal!!
    meu nome e pamela sou da turma 182
    o livro e muito legal e longo
    mas cansa de ler..hahahah
    mas tem cada palavras estranhas....
    bjux pamy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops Pâmela é com letra maiúscula...rsrs

      Excluir
  11. oi pessoal me ajudem a procurar o significado da palavra lapucia

    ResponderExcluir
  12. oi pessoal sou vinicius sturm da turma 182!! e eu achei este livro muito legal

    ResponderExcluir
  13. Oi gente, eu sou a Vick da turma 182. Estou lendo o livro ´´As viagens de Gulliver`` e até agora estou gostando muito!
    Tive que pesquisar a palavra ou nome: Quimbus Flestrin, e descobri que isso significa ´´homem da montanha`` e que esse era o apelido que os liliputianos deram a Gulliver.
    E era isso! Leiam esse livro pq ele é muito bom, bj a todos!

    ResponderExcluir
  14. Ooi pessoal,meu nome é Lana e sou da turma 182.Eu tive que pesquisar e descobrir se a cidade Cambridge realmente existia encontrei que é uma cidade no Condado de Middlesex,no estado de Massachustt,Estados Unidos,na aréa metropolitana de Boston.É lá que se localiza Harvard,considerada atualmente a melhor faculdade do mundo.
    A professora também me pediu para pesquisar sobre o colégio Emmanúel,mas só encontrei a origem do seu nome.O nome tem origem de Albert Francis Charles August Emmanúel ele nasceu em Bosmenau,Alemanha.Casou-se com a rainha Victória,sua prima e segunda esposa,depois de um tempo foi designado a Cambridge(1847)onde adotou novas idéias de educação.Morreu em 14/12/61 de problemas pulmonares.É isso galera,valeu e até outro dia,bjões a todos >.<

    ResponderExcluir
  15. oi amigos eu sou o Jeferson e sou da turma 182 o livro é muito legal longo e cansativo de ler, e se eu nao lisse o livro eu ia saber do mesmo porque eu ja olhei o filme...
    tchau.

    ResponderExcluir
  16. Ooi galera,meu nome é Maiara e eu sou da turma 182,eu pesquisei se existiu Maria Purton segunda filha de Eduardo Purton mas infelizmente não encontrei nada,so o que havia no livro mesmo,ou seja, Maria Purton é a espoza de gulliver.tchau beijos pra todos

    ResponderExcluir
  17. oi galera,meu nome é Leticia sou da turma 182, eu pesquisei o bairro de old-jewry e a rua newgate,infelizmente só consegui achar o bairro que se localiza em Londres,que foi uma judiaria velha e que moraram judeus por lá.beijos e abraços até,tchau!!!

    ResponderExcluir
  18. Oiiiiihh galerinha....meu nome é laura sou da turma 182,infelizmenty nao encontrei o significado do nome Arthur pullen,E isso bjao,....

    ResponderExcluir
  19. oi galerá sou o Marcelo da turma 182 e tive que pesquisar a palavra VAN DIEMEN e descobri o link para quem quiser ver ta ai:::http;//pt.wikipedia.org/wiki/terra_de_van_diemen
    o resultado da pesquisa esta ai abaicho
    Terra de Van Diemen foi a primeira designação que os europeus deram à ilha da Tasmânia, hoje parte da Austrália. O explorador neerlandês Abel Tasman foi o primeiro europeu a explorar a Tasmânia, a que chamou Anthoonij van Diemenslandt em homenagem a Anthony van Diemen, governador-geral da Companhia Holandesa das Índias Orientais que promoveu a expedição de Tasman pela região (1642-1643).

    Em 1803, a ilha foi colonizada pelos britânicos como colónia penal com o nome de Terra de Van Diemen (Van Diemen's Land). Mudou de nome para Tasmânia em 1856

    ResponderExcluir
  20. oi galera! meu nome é Melissa rodrigues tenho 12 anos e sou da 182, eu pesquisei a palavra hekinah degul, e o que eu encontrei lugar inutil e o site que eu encontrei foi 'as avnturas de gulliver'entao tinha uma pagina de pesquisa e foi aonde eu enconrei

    ResponderExcluir
  21. Oi pessoal meu nome é Larissa Dias da turma 182.Adorei ler o livro.
    Tive que pesquisar sobre James Bastes.
    A unica coisa que eu encontrei é que ele nasceu no dia 24 de setembro de 1789 e veio a falecer no ano de 1882 no dia 25 de fevereiro..bejos galera tchau..

    ResponderExcluir
  22. Turma 82 amo vcs!!!!! Bjs vick

    ResponderExcluir
  23. Adorei esse livro,adorei tanto que quando chego no dia da prova tirei vermelho kkkk quase nao lih :->mais tamos aeh vick a turma tbm ty ama...bjw bjw da laura da turma 182

    ResponderExcluir
  24. que vock achaO que dun Hekinan Degul quer dizer? Imagine que você fala a lingua dos

    ResponderExcluir